quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO
Nos tempos atuais e em diversos setores existentes na sociedade vem cada vez mais se falando em uso de tecnologias, tanto para facilitar o dia a dia das pessoas como ferramenta dentro da sala de aula. Para isto, cabe a nós educadores das diversas áreas do conhecimento, aperfeiçoarmos constantemente nossos saberes acerca deste tema, para que possamos transmitir aos nossos alunos maneiras diversificadas de aprender. Cada vez se aprende mais e com isso se fracassa mais.
No que diz respeito a sociedade da informação, esta vem sendo fortemente caracterizada pela rapidez e abrangência das informações gerais sobre o mundo, notícias e acontecimentos. O desafio da educação nesta sociedade é formar cidadãos responsáveis e aprendizes, capazes de selecionar informações, produzir conhecimentos e estimular senso crítico diante as diversas situações. Não basta apenas que nossos alunos saibam buscar informações, mas sim que aprendam sobre, tenham opinião a respeito e que saibam quais fontes utilizar. Em função destas novas tecnologias, a escola não é mais a única fonte do conhecimento para os alunos.
Morin(2001) aborda que vivemos na era da incerteza, no qual, mais do que aprender verdades estabelecidas e indiscutíveis, é necessário aprender a conviver com a diversidade de perspectivas, com relatividade de teorias, com exigência de múltiplas interpretações de todas as informações, para daí então construir o próprio ponto de vista.
Assinar:
Postagens (Atom)